FIQUE LEVE
Correr ajuda a acabar com os quilos a mais, de maneira eficiente
Da redação O2
A corrida "enxuga" gorduras. Seja o excesso de peso ganho por conta da preguiça de treinar ou aqueles quilos a mais que insistem em não ir embora, a corrida pode acabar com eles.
– O mecanismo de queima de gordura do esporte é intenso quando o treino é mantido regularmente, cerca de três vezes por semana, e os resultados são vistos de maneira rápida – comenta Cláudio Castilho, diretor técnico da Saúde e Performance Assessoria Esportiva.
E mesmo para quem está com muito sobrepeso e sente-se atraído pela corrida, não há problema em iniciar o treinamento. Basta ir com calma e de maneira gradual.
– Nesse caso, tudo começa com um primeiro passo, literalmente. O ideal é intercalar corrida com caminhadas leves e fortes, até ganhar mais condicionamento, e o organismo começar a queimar mais calorias – acrescenta Castilho.
Além dos benefícios estéticos de perda de peso, da melhora na qualidade de vida e do fortalecimento da auto-estima por conta da nova forma do corpo, ficar mais leve ajuda na performance da corrida e a progredir nos treinos.
– Com menos peso, há redução no esforço, diminuição do risco de lesões e maior impulso na corrida – afirma Castilho.
Essa perda de peso aumenta à medida que o organismo se acostuma com a corrida e fica constantemente com o metabolismo ativado:
– Como existe mais condicionamento, o corredor consegue ficar mais tempo correndo – diz Alexandre Passos, graduado em esporte pela Universidade de São Paulo e diretor técnico da Passos Assessoria Esportiva.
Para ele, além de o corredor começar a queimar mais calorias com o aumento dos treinos, o fato de ser perseverante, principalmente no início, o ajudará a não parar mais.
Mais corrida, menos gordura
Por ser uma atividade aeróbica, a corrida exige mais oxigênio no organismo, portanto há maior queima de calorias e gorduras. Segundo o fisiologista Paulo Zogaib, especialista em medicina do esporte e fisiologia do exercício, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador do Centro de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês, o tempo de duração da corrida tem relação direta com a quantidade de gordura queimada.
– Se a corrida tem ritmo intenso, mas é realizada em menos tempo, há maior queima de açúcar. Portanto, para uma boa performance, é necessário ter reservas de glicogênio – explica Zogaib. – Já a longa duração na corrida promove uma perda de gordura generalizada no corpo, já que ela é utilizada como forma de energia para a prática do esporte.
Assim, é importante ressaltar que existe o mito sobre a queima de gordura durante o esporte.
– Ela não ocorre apenas a partir dos 30 minutos de corrida. Desde o começo do treino, o corpo em movimento gasta calorias do açúcar e da gordura que está armazenada. Porém, a tendência da queima lipídica fica mais elevada depois desse período – observa Zogaib.

Hora de correr
Caso o corredor iniciante esteja muito acima do peso, deve ter noção de que não vai conseguir correr por muito tempo. Por isso, qualquer treino indicado para perda de peso deve levar em consideração os riscos de lesões nas articulações, devido ao sobrepeso.
– Além disso, a gordura impede o aumento da velocidade, pois oferece mais resistência ao corpo e provoca menor economia de corrida, ou otimização do gasto energético para aumento de desempenho – observa Castilho.
Intercalar com caminhada
A caminhada gera um hábito para se acostumar com a corrida. Fazer ciclos de cinco minutos, intercalando corrida e caminhada. Começar com: quatro minutos de caminhada e um minuto de corrida leve e ir progredindo para dois minutos correndo, três andando. Com isso, o corredor poderá atingir até 30 minutos direto. Sempre aquecer com cinco minutos de caminhada.
Fonte: Jornal do Brasil - 12 de dezembro de 2008
VERIFIQUE AQUI SE O SEU PESO ESTÁ "NORMAL"