Mapa do Site

:: Percursos - Avenida Beira Mar - Fortaleza

DICAS PARA O USO DA FAIXA BALIZADA POR CONES NA AV BEIRA MAR
Como manter a harmonia e a solidariedade entre os diversos praticantes das modalidades esportivas

Desde o dia 22 de dezembro de 2007, com a implantação do projeto "A Beira-Mar é sua", fruto de acordo entre Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte (SESPORTE), e da Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), os corredores e os ciclistas passaram a dispor, entre 5h30 e 8h30 da manhã, de um novo espaço na avenida, junto ao meio fio, de aproximadamente 1,5 metros, balizado por cones de trânsito, para suas práticas desportivas, aliviando o congestionamento no calçadão, sempre ocupado por centenas de caminhantes. A colocação e retirada dos cones para a interdição ficaram a cargo de empresa de segurança, em parceria com a Secretaria do Esporte.

É um espaço bastante restrito, com "mão dupla", ou seja: comporta no máximo 4 (quatro) pessoas, lado a lado, indo na mesma direção, ou 2 (duas) lado a lado, em direções opostas. No caso de bicicletas, por segurança, é desejável apenas uma bicicleta em cada direção.


Nesta primeira foto presenciamos um casal de corredores realizando uma corrida no
sentido Praia de Iracema - Praia do Mucuripe.
Realizam a corrida lado-a-lado ocupando as duas faixas da direita, estando portanto na posição correta, para uma faixa de mão dupla.
Ao fundo vemos um corredor se aproximando, em sentido contrário, na faixa junto ao meio-fio, mantendo portanto a sua direita.
Vemos ainda ao fundo, um ciclista na mesma direção ultrapassando o corredor, pela sua esquerda, procedimento idêntico ao de uma ultrapassagem com veículos.


Nesta foto em sequência, já vemos o ciclista, após a ultrapassagem, corretamente posicionado na direita, junto ao meio-fio.
O casal de corredores segue lado-a-lado, mantendo a mesma posição, ocupando as duas faixas da direita, enquanto que o corredor, que foi ultrapassado pela bicicleta, também permanece junto ao meio-fio, adotando um procedimento bastante correto.
Com esta simples sequência de fotos o CORCE - Corredores de Rua do Ceará, espera estar contribuindo para que a harmonia e a solidariedade, estejam presentes em todos aqueles que utilizam esse reduzido espaço.

RESUMINDO:



CORREDORES E CICLISTAS PROCUREM CORRER OU PEDALAR NA FAIXA, MANTENDO SEMPRE A FAIXA DA DIREITA, OBEDECENDO O SENTIDO NORMAL DE TRÁFEGO!

CAMINHANTES: EVITEM ESSE ESPAÇO! CONTINUEM ANDANDO NO CALÇADÃO!

ASSUNTOS RELACIONADOS

[+] PERCURSOS NA AVENIDA BEIRA MAR

Edição: CORCE on line - 16Jul2009(limavo©photos)

CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados