Mapa do Site

:: 3º Campeonato Mundial de Corrida de Rua da IAAF - Rio de Janeiro - 12 Out 2008

IAAF VÊ PERCURSO DO MUNDIAL DO RIO 2008

09|11|2007 - 14:47 | Benê Turco - Assessor de Imprensa da CBAt

São Paulo - A organização dos Campeonatos Mundiais IAAF/CAIXA de Meia Maratona 2008 realizou encontro de trabalho com os delegados da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), no Rio de Janeiro na 4ª feira (7) e ontem (8). Organizadores e representantes da IAAF aprovaram o logo do evento (ao lado), visitaram o percurso da prova e conheceram o Hotel Intercontinental, que será o hotel oficial da competição.

Os Campeonatos Mundiais de Meia Maratona foram disputados pela primeira vez em 1992 em Tynesyde, na Grã-Bretanha. Na ocasião, a equipe brasileira - com Delmir dos Santos, Ronaldo da Costa e Artur de Freitas Castro - ficou com a medalha de bronze. Na terceira edição, em Oslo, na Noruega, em 1994, Ronaldo da Costa ganhou bronze na classificação individual.

Os organizadores dos Mundiais do Rio 2008 e a IAAF confirmaram que a competição terá a distância de meia maratona (21,1 km). Uma única vez a distância foi de 20 km (em Debrecen, na Hungria, em 2006). Também foi confirmado que será utilizado o percurso da tradicional Meia Maratona do Rio, uma das corridas de rua que têm o Permit da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Os Mundiais do Rio 2008 serão disputados em 12 de outubro, com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Atletas de primeira linha disputam todos os anos os Mundiais. Este ano, por exemplo, na competição realizada em Údine, na Itália, os campeões foram o eritreu Zersenay Tadesse, entre os homens, e a queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat, no feminino.

Marilson Gomes dos Santos foi o melhor brasileiro em Údine. Terminou em 7º lugar com 59:33 e foi o primeiro não africano a completar o percurso. O brasiliense também tornou-se o primeiro sul-americano a correr a meia maratona em menos de 60 minutos.

"Pela terceira vez o Brasil realizará um evento desta categoria", lembrou Roberto Gesta de Melo, Presidente da CBAt e do Comitê Organizador. "Antes, também no Rio de Janeiro, fizemos o Mundial Feminino de 15 km,em 1989. Depois, em Manaus, em 1998, realizamos os Mundiais de Maratona em Revezamento. Nas duas ocasiões, a organização foi elogiada pelos delegados internacionais", disse Gesta.

Participaram do encontro, pelo Comitê Organizador, além de Roberto Gesta, Martinho Santos (diretor técnico), Hélio Melo (gerente administrativo), Alda Pires (secretária da organização), Carlos Alberto Lanceta (presidente da Federação do Rio) e Manuel Garcia Arroyo (representante da Meia Maratona do Rio).

Pela IAAF: o mexicano César Moreno (delegado organizacional), o britânico David Bedford (delegado técnico), Paul Hardy (diretor de competições), o italiano Carlo de Angeli (gerente de competições) e a francesa Véronique Marchal-Réjaud (coordenadora do evento pela IAAF).

(Os grifos são do CORDF on line - Direção-Técnica)

.:: Patrocinadores ::.
CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados