Mapa do Site

:: Notícia


MARATONA DE BERLIN REUNE NO DIA 30 DE SETEMBRO, MAIS DE 40 MIL CORREDORES E PROMETE QUEBRAR O RECORDE MUNDIAL DE PAUL TERGAT

Haile Gebrselassie (ETH) e Sammy Korir (KEN) travam emocionante duelo nas ruas de Berlin em busca de novo recorde mundial

26/09/07 - Júlio Lima Verde (*)


Gebrselassie vencendo em 2006 e o recorde de Tergat em 2003

Haile Gebrselassie, estará defendendo neste domingo, 30 de setembro, juntamente com exatos 40.215 maratonistas, o seu título de campeão na 34a edição da Maratona de Berlin. Gebrselassie, excepcional corredor etíope, que venceu em 2006 com o tempo de 2h05min56seg, melhor marca do ano, travará um emocionante duelo na busca de novo recorde mundial, juntamente com o também excepcional atleta queniano, Sammy Korir, detentor da segunda melhor marca de maratona da história - 2h04min56seg, obtida nas ruas de Berlin em 2003, quando, por apenas um segundo, perdeu a primeira colocação para Paul Tergat, fantástico atleta do Kênia, que quebrou o recorde mundial de maratona com o incrível tempo de 2h04min55seg (representando um ritmo médio de 2min57seg, para cada km).

Gebrselassie, em 2006, obteve a primeira colocação em Berlin com o tempo de 2h05min56seg, vencendo o duelo com Korir que abandonou a prova no km 26 devido a uma lesão. Korir, por sua vez, tem um retrospecto invejável. Vem de uma vitória em Rotterdam (2006) com o excelente tempo de 2h06min38seg.
Fechando o time da elite, confirmou presença, outro excelente atleta queniano - Joseph Riri, que em 2005 em Berlin, obteve o expressivo tempo de 2h06min49seg.


Aliás, tempos espetaculares com quebra de recordes mundiais fazem parte da história dessa tradicional maratona alemã, que juntamente com as maratonas de Boston, Londres, Chicago e Nova Iorque, formam o Circuito Mundial de Maratonas (tipo "Grand Slan" do tênis) que a partir do corrente ano estará, premiando os vencedores, (homens e mulheres) das duas últimas temporadas, com um milhão de dólares.(conheça quais são os maratonistas e as maratonistas que estão concorrendo a essa premiação)





Para o Brasil, a edição de 1998 dessa maratona traz grandes recordações. Para quem não se lembra, foi nessa prova que o brasileiro Ronaldo da Costa quebrou de forma surpreendente o recorde mundial, (que durava 11 anos) com o tempo de 2h06min05seg, e passando para a história como o primeiro atleta a realizar uma maratona (42.195 metros) com um ritmo médio abaixo de 3 minutos por km. Na ocasião Ronaldo manteve um ritmo médio de 2min59seg, em cada km.

Se não bastasse, realizou ainda um feito inédito, que foi o de completar a maratona, correndo a segunda metade da prova, mais rápido que a primeira metade, materializando o que é denominado pelos técnicos de "split negativo".

Valeu Ronaldo! Os recordes brasileiro, sul-americano e íbero-americano continuam seus!

Agora é esperar e conferir! Que venha um novo recorde mundial!


(*) Diretor Técnico do CORDF - Corredores de Rua do Distrito Federal

(veja quais são as dez melhores marcas de todos os tempos da maratona)



.:: Patrocinadores ::.
CORCE - Corredores de Rua do Ceará - ©2007 - Todos os Direitos Reservados