CARDIOLOGISTAS COMENTAM SOBRE MORTE SÚBITA NO ESPORTE (2)
por MD PhD. Nabil Ghorayeb(*)
29/08/07
O jogador de futebol do Sevilla, Antonio Porta, morreu nessa última terça-feira três dias depois de desmaiar no campo. Após o acidente, o atleta de 22 anos foi hospitalizado e não resistiu. O colunista da seção cardiologia do Webrun, Dr. Nabil Ghorayeb, junto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), explica o que pode ter causado a morte.
São Paulo - O Grupo de Estudos em Cardiologia do Esporte da SBC lamenta mais uma morte no esporte. Além disso, insiste que a avaliação cardiológica pré-participação esportiva, feita de maneira competente, é fundamental para diminuir os eventos durante a prática esportiva, seja profissional ou de lazer.
O atendimento de uma parada cardíaca necessita de equipe treinada em Suporte Básico de Vida e equipada com os instrumentos necessários para que se aumente a possibilidade de sobrevivência. Sem entrar no mérito do triste evento, mas comentando a causa da morte súbita divulgada oficialmente pela equipe médica que atendeu o jovem atleta: Displasia (Miocardiopatia) Arritmogênica do Ventrículo Direito, podemos esclarecer que é uma doença genética, de caráter hereditário freqüente no centro da Europa (norte da Itália).
Esta doença tem como sintomas comuns síncope ou desmaios conseqüentes a arritmias graves (taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular), além de outras arritmias menos danosas. Os exames indicados para seu diagnóstico são o ecocardiograma com análise mais detalhada do ventrículo direito, holter, teste ergométrico, eletrocardiograma de alta resolução e o exame considerado de alta sensibilidade diagnóstica a Ressonância Magnética do Coração. O seu tratamento é difícil e inclui o implante de aparelho desfibrilador automático, além de medicações antiarrítmicas poderosas. O transplante cardíaco é uma opção a ser considerada.
(*) Prof. Dr. Nabil Ghorayeb
Consultor WebRun sobre Cardiologia do Esporte. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte; Doutor em Cardiologia pela FMUSP. Chefe da Seção Médica de Cardiologia do Exercício e Esporte – Inst. Dante Pazzanese de Cardiologia – (11) 50854228.
Coordenador Clínico do SPORT CHECK-UP HCor - Hospital do Coração - (11) 30536611. Além de coordenador do Serviço de Cardiologia do Instituto Runner de Ensino e Pesquisa (Academias RUNNER). O telefone do seu outro consultório clínico é (11) 2273-7311. Ele também é autor dos livros de medicina: O Exercício (prêmio Jabutí); Tratado de Cardiologia do Exercício e do Esporte; Métodos Diagnósticos em Cardiologia, além do livro de orientações para leigos: Ninguém Morre de Véspera.
..........................................................................................................................................................
Outras Matérias:
:: Vinte dicas que ajudam a perder peso
:: Orientações sobre Comportamento e Saúde aos Atletas (Yescom)
:: Orientações Médicas aos Atletas (Yescom)
:: A morte súbita no esporte (1)
:: Prática Esportiva no calor
:: Nutrição (Orientações aos atletas)